Como fazer cachaça com sabor de frutas

Como fazer cachaça com sabor de frutas

A cachaça com aroma e sabor de frutas (se preferir chame de licor) é um ótimo aperitivo para beber com os amigos enquanto prepara aquele churrasco no domingo…

É uma bebida diferente e pode receber um toque especial se você usar alguns ingredientes diferenciados durante a preparação.

O que você vai ver nesse post:

  1. Receita básica de cachaça com frutas
  2. Frutas que eu já fiz
  3. Como preparar para consumo
  4. Dicas e ingredientes especiais
  5. Como fazer cachaça para dar de presente
  6. Dúvidas mais comuns

RECEITA BÁSICA

Quer aprender como eu preparo minhas infusões? Então veja esse vídeo:

Você deve ter percebido que a receita é totalmente adaptável conforme seu gosto, a quantidade de açúcar por exemplo, pode ser reduzida ou até aumentada se você preferir. Entenda que o que eu mostrei no vídeo é a forma como eu faço, se isso não lhe agrada adapte a receita.

Via de regra tente colocar um terço do volume do recipiente de fruta e o restante de pinga/cachaça/aguardente além dos demais ingredientes.

O grande segredo de uma boa cachaça é o tempo de maturação, então quanto mais tempo a infusão ficar “curando” melhor será o resultado final (salvo raras exceções onde o licor pode ficar amargo). Eu recomendo que você espere pelo menos 30 dias antes do consumo, porém o ideal é deixar entre 3 e 6 meses antes de consumir (eu já deixei algumas receitas por 24 meses e o sabor ficou incomparável…)

Jamais deixe suas infusões expostas ao calor excessivo ou luz solar direta, se você tiver um porão em casa esse é o lugar ideal para deixar suas receitas descansando antes do consumo. Não coloque na geladeira durante o período de cura!

FRUTAS QUE EU JÁ FIZ

Vou listar aqui todas as frutas ou combinações que eu já fiz, fora essas receitas não posso opinar se fica bom ou não. E como paladar é algo muito pessoal sugiro sempre que você faça testes com pequenas quantidades de cada receita pra saber o que mais lhe agrada.

  • Abacaxi
  • Abacaxi com hortelã (fica amarga por conta das folhas de hortelã)
  • Abacaxi com uva itália
  • Carambola
  • Ameixa vermelha
  • Pêssego
  • Pitanga
  • Jabuticaba com maçã
  • Kiwi
  • Butiá (fruta comum na região sul)

COMO PREPARAR PARA CONSUMO

Antes de pensar em beber é preciso finalizar a preparação da receita. Na prática isso quer dizer filtrar para remover as partes sólidas e colocar em um recipiente mais adequado ao consumo.

Veja como é simples nesse outro vídeo:

A filtragem pode ser feita com filtro de papel ou tecido. Observe apenas que se não for feita a filtragem de toda a receita jamais as frutas podem ficar descobertas, ou seja, fora da cachaça. Se isso acontecer a fruta apodrece e estraga todo o restante.

Depois de filtrada, sua cachaça pode ser guardada na geladeira se você preferir. O tempo de validade é indefinido.

DICAS ESPECIAIS

Para dar um toque especial na sua receita você pode usar alguns ingredientes diferenciados, veja algumas opções:

  • Mel de abelha ou jataí
  • Açúcar mascavo
  • Açúcar ou essência de baunilha
  • Canela
  • Café
  • Chocolate

Para usar esses ingredientes é preciso pensar bem na combinação e não abusar na quantidade, afinal a ideia é dar um toque especial e não fazer um “carnaval” de sabores sem nexo.

Minha sugestão é que você faça testes para chegar nas melhores combinações pois somente assim irá descobrir receitas únicas e que agradam o seu paladar.

Além de usar um ingrediente “especial” você pode fazer combinações de frutas na preparação da receita. Particularmente as que eu mais gostei foram abacaxi com uva itália e jabuticaba com maçã.

Já usando os ingredientes a melhor combinação na minha opinião é usar pitanga com açúcar de baunilha, fica muito boa. Veja como fazer essa receita específica no vídeo a seguir:

CACHAÇA PRA PRESENTE? CLARO QUE SIM!

Não é de hoje que a cachaça entra nas opções quando vamos presentear alguém, mas o que normalmente se faz é comprar uma garrafa em algum mercado/loja. Mas que tal fazer uma cachaça especial para presentear alguém?

Veja nesse outro vídeo duas receitas para fazer direto na garrafa com duas opções de embalagem para seu presente.

DÚVIDAS MAIS COMUNS

Posso fazer sem açúcar? Com mais ou menos açúcar?
Claro que pode! Teste a receita e descubra o que mais lhe agrada, não tenha preguiça de testar!

Posso usar vodca ou cachaça de mercado pra fazer?
Poder pode, mas eu não gosto do resultado. Para que sua cachaça tenha uma boa qualidade recomendo que use pinga de alambique pura.

Qual o teor alcoólico?
Praticamente o mesmo da cachaça utilizada para fazer sua receita.

Será que com fruta A ou B fica bom?
Testa e me conta! Você não vai descobrir se fica bom ou ruim com alguém lhe falando, você vai descobrir se experimentar, novamente: não tenha preguiça!

Quanto tempo pode ficar armazenado?
Se a fruta não estiver fora da cachaça e o recipiente estiver fechado não estraga. Depois de filtrada também não estraga, principalmente se guardar na geladeira.

Posso reutilizar as frutas?
Não! Deve-se sempre usar frutas frescas para cada receita.

Posso fazer com várias frutas juntas?
Pode, vai ficar igual salada de frutas, ou seja, você vai sentir o gosto da fruta predominante e nem vai perceber as demais.

O tempo de cura pode variar conforme a fruta?
Sim. Com algumas frutas fica pronta com poucos dias e outras precisam de meses para “soltar” o sabor na cachaça. Você precisa observar principalmente a coloração para identificar quando a maturação está em um ponto bom de consumo, a cachaça precisa pegar um tom de cor parecido com a fruta usada.

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe esse post com seus amigos cachaceiros, vai que você ganha um presente desses no próximo aniversário…

COMPARTILHE

41 comentários em “Como fazer cachaça com sabor de frutas

  1. Olá boa noite, me chamo luzinete vi seus vídeos e achei maravilhoso, era bem isso mesmo que estava atrás, na verdade estou atrás… Quero fazer para revender fazer um dinheiro, porque estou desempregada , será que consigo fazer uma grana ?

  2. Oi. Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz uma de abacaxi seguindo suas orientações. Deixei armazenada por 6 meses, ficou ótima. Agora fiz uma de kiwi porém me falaram que frutas como Kiwi e morango eu não devo deixar tanto tempo pois a fruta estraga. O que você me diz? Quanto tempo devo deixar essa de kiwi armazenada para ficar no ponto?

  3. Boa noite,
    Vi sua forma de fazer curti as frutas dentro da cachaca. Achei massa, maravilhosa as ideias!
    Porem minha duvida é a seguinte… por quanto tempo? Eu coloquei frutas pra curtir:abacaxi, maca, coco, kiui, uva e ja tem uns 9 meses. Porem percebo que no vaso de 3 litros, no fundo fica uma goma… algo … parece um po. Tem algum problema?

    Agradeço a atenção!

    Dorval c torres

  4. Oi boa noite ,me Gil fiz um com coco não coloquei açúcar,será ficar bom .pois irei deixar um ano na garrafa.ja tem 15 dia que foi feito .
    Vc já fez com coco .

  5. Boa noite tenho dúvidas no caso de não usar açúcar, e só frutas na conserva com pinga a pinga fica com gosto da fruta. Qual a quantidade em gramas por litro de frutas

    1. Deixar o tempo de cura é preciso sim, caso contrário não pega o sabor. Quando eu faço na garrafa eu não faço a coagem a menos que tenha soltado muito pedaço da fruta.

  6. Olá, boa tarde!
    Gostei muito da receita. Está de parabéns! Vou tentar fazer a de abacaxi, mas tenho uma dúvida.
    Faz com a casca? Ou só com a polpa?

    Obrigada!

  7. Comprei 1 coco. Limpei tudo deixando apenas a polpa branca. Coloquei em um recipiente coco. Água do coco e pinga. credito a quanto mais tempo deixar la mais vai curtir certo?

    Vc ja fez alguma com coco?

  8. Bom dia tenho uma duvida quando for consumindo a de garrafa e a fruta ficar sem a pinga tem algum problema por que na garrafa não faz a filtragem, desde já agradeço.

  9. Bom dia,

    Estou querendo fazer a cachaça com coco, porem se eu utilizar somente a cachaça e o coco fica boa ou devo colocar os demais ingredientes como açúcar?

    Grato

  10. Boa noite, pretendo fazer a cachaça artesanal de canela. Você acha necessário o uso de açúcar nesta receita ou não??

    1. Quanto mais mole a polpa da fruta mais rápido ela dissipa o sabor, mas acho que abacaxi é o mais rápido de todos, geralmente em 10 dias está boa já.

  11. Eu queria curtir o pêssego em calda com cachaça … …Deixar um tempo e depois abrir como vc fez com os seus … Vai dar certo ficar fora da geladeira esse tempo e não estragar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *