Ferramentas e dicas para Marceneiros Amadores

Ferramentas e dicas para Marceneiros Amadores

Todo mundo tem um hobby, uns andam de bicicleta, uns cultivam uma horta, uns colecionam coisas e por aí vai. Agora se o que você gosta é fazer móveis ou objetos com madeira esse post foi escrito especialmente pra você…

A atividade hobista (geralmente) não traz retorno financeiro, mas dá uma satisfação que não tem como explicar, isso porque é algo diferente da rotina, é uma atividade que alivia o estresse cotidiano e recarrega as energias.

Nesse post eu vou te mostrar algumas ferramentas básicas para iniciar na marcenaria e também dar algumas dicas que podem ajudar nos seus primeiros projetos.

DICAS ESSENCIAIS

  1. Divirta-se fazendo seus projetos
    Se você não está se divertindo então não vale a pena fazer. Um hobby deve ser prazeroso e trazer satisfação acima de qualquer coisa.
  2. Sua segurança só depende de você
    Marcenaria é uma atividade perigosa, principalmente quando usamos ferramentas elétricas, use EPI e siga sempre instruções para usar as ferramentas.
  3. Planeje antes de começar qualquer projeto
    Parece algo tão óbvio não? Mas quando você ignora o planejamento inicial o custo do projeto aumenta e a chance de dar errado se multiplica.
  4. Ferramenta não faz móveis
    Priorize sempre o conhecimento, pois mesmo com uma oficina inteira a sua disposição você somente será capaz de executar um projeto se tiver conhecimento e criatividade para isso.
  5. Pratique o uso das ferramentas
    Antes de usar uma ferramenta nova para executar um projeto dedique um tempo para aprender e testar o funcionamento dela.
  6. O que é lixo para uns é luxo para outros
    Fique de olho em pontos de descarte de móveis velhos e entulho de obra, você encontra coisas muito úteis e as vezes praticamente novas para usar em seus projetos.
  7. Tenha capacidade de adaptar as coisas
    Se você só consegue fazer exatamente aquilo que viu em um vídeo ou tutorial tem algo de muito errado. A capacidade de adaptar um projeto para sua necessidade é algo trivial até mesmo para um hobista.

FERRAMENTAS BÁSICAS

Antes de encher seu carrinho de compras com ferramentas entenda uma coisa: TUDO É RELATIVO. O que é indispensável pra mim pode ser inútil pra você, então use a dica número sete citada acima para criar sua lista de ferramentas.

Outra coisa que você precisa entender: você sempre recebe por aquilo que paga. Não adianta achar que ferramentas muito baratas terão a mesma durabilidade e desempenho de ferramentas profissionais.

A seguir você pode ver uma lista bem genérica que irá atender a grande maioria de iniciantes na arte da marcenaria.

  1. Óculos de proteção, protetor auricular e luvas
  2. Serrote de costa
  3. Serra tico-tico e/ou circular
  4. Furadeira regulável e reversível e/ou parafusadeira
  5. Trena e/ou metro
  6. Lápis
  7. Esquadro combinado e/ou convencional
  8. Grampos de aperto
  9. Formão e grosa
  10. Chaves de fenda e philips
  11. Alicate
  12. Martelo
  13. Estilete

Para ver mais detalhes sobre cada ferramenta e também saber quais acessórios podem ser úteis veja esse vídeo:

Sobre a questão das ferramentas elétricas (serra circular por exemplo) é muito importante que você construa gabaritos para ampliar a quantidade de funções da ferramenta em questão.

As vezes com gabaritos (também chamados de jigs) você consegue dar a uma determinada ferramenta a função de outra, evitando assim a “necessidade” de comprar várias ferramentas.

Eu sempre digo que é melhor ter uma ferramenta com cinco gabaritos do que comprar cinco ferramentas que serão usadas de vez em quando.

BANCADA DE TRABALHO

Mesmo para um hobista ter uma bancada de trabalho é muito importante. A bancada facilita a montagem dos projetos e oferece mais conforto pra você, evitando principalmente dores nas costas por trabalhar em posições desconfortáveis.

O problema de ter uma bancada é geralmente o espaço, afinal somos marceneiros de final de semana e normalmente trabalhamos no quintal ou garagem de casa… por isso fiz uma bancada dobrável e portátil perfeita para hobistas, veja como fazer a sua no vídeo a seguir:

Ainda sobre a bancada, talvez uma pequena morsa acoplada a ela para prender as peças enquanto estão sendo usinadas seja de grande valia, então veja mais um vídeo onde eu mostro como fazer uma morsa super simples usando grampos de marceneiro.

Com essas dicas e ferramentas você vai poder trabalhar em vários projetos de marcenaria amadora com mais conforto e agilidade na garagem de casa ou no seu quintal.

Espero que tenha gostado, até o próximo post!

COMPARTILHE

6 comentários em “Ferramentas e dicas para Marceneiros Amadores

  1. Muito bom os vídeos, com sertesa vai ajudar muito. Obs a série de vídeos são 14 ou entendi errado? Ser for 14 eu não consegui assistir o décimo quarto. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *