Quanto custa ter uma piscina em casa?

Quanto custa ter uma piscina em casa?

Quando uma pessoa/família decide instalar uma piscina em casa geralmente faz orçamentos para saber quanto vai gastar para colocar a piscina, mas esquece de levar em consideração o custo para manter ela limpa e própria para banho.

Mesmo não sendo um custo exorbitante (na maioria dos casos) é preciso incluir esse custo no seu orçamento, afinal de contas a piscina vai consumir tempo e dinheiro depois de instalada.

PRINCIPAIS CUSTOS

  • Energia elétrica
  • Produtos: cloro, limpador de bordas, algicidas e elevador de alcalinidade
  • Mão de obra (se você não vai fazer os procedimentos de limpeza)

Falar em valores é complicado pois tudo é relativo e muitas variáveis podem interferir na hora de fechar a conta, porém dificilmente você vai gastar menos de R$ 700,00 por ano.

Você pode ter uma ideia melhor de como chegar em um valor aproximado assistindo esse vídeo que eu fiz:

COMO ECONOMIZAR

A premissa básica da economia é o conhecimento, então aprenda o máximo que puder sobre manutenção de piscinas, assim você mesmo terá condições de executar os procedimentos necessários sem precisar contratar um profissional para isso.

Só pra você ter uma ideia de como o conhecimento é importante, experimente ir até uma loja de produtos para piscinas e dizer que sua piscina está com a água verde. Peça para que indiquem quais produtos você deve usar para resolver o problema… eu tenho certeza que você vai voltar pra casa com pelo menos três produtos diferentes para equilibrar a água novamente.

Só que tem um detalhe, o dono da loja quer vender produtos, afinal ele vive disso. Agora veja esse outro vídeo que eu fiz mostrando como limpar uma piscina com água verde usando APENAS UM PRODUTO:

Então aprenda tudo que puder e com certeza irá economizar mais dinheiro na hora de manter sua piscina em perfeito estado de conservação.

Outro ponto importante da economia passa pela educação de quem usa a piscina, afinal de nada adiante você cuidar dela com zelo e deixar o povo entrar sem passar pelo chuveirinho ou fazer da piscina um vaso sanitário.

A manutenção de uma piscina depende de todos que usam ela e não só do proprietário.

Ter uma capa para evitar a entrada de sujeira externa quando a piscina não está em uso ajuda muito, caso contrário sugiro que faça a aspiração das folhas e detritos ao menos uma vez por semana.

Usar um timer inteligente para manter o motor ligado somente o tempo necessário também ajuda. Controlar o motor manualmente com certeza aumenta os custos pois a chance de deixar o motor funcionando mais tempo ou até esquecê-lo ligado é grande.

E por último mas não menos importante: não seja preguiçoso. Faça testes com produtos, procedimentos ou o que for necessário para aprender mais sobre o que funciona e o que é só papo furado. Use o período do ano com menos uso para fazer testes e aprender coisas novas sobre sua piscina.

Outra coisa que você precisa entender é que tudo é muito relativo, e um produto que funciona perfeitamente pra mim pode não surtir efeito pra você, isso porque temos muitas variáveis envolvidas, como por exemplo o clima da região e a acidez da água da chuva…

A teoria é sempre linda e maravilhosa, mas na prática nem sempre tudo funciona como deveria.

COMPARTILHE

28 comentários em “Quanto custa ter uma piscina em casa?

    1. Coloca um pouco de clarificante na água, geralmente quando se usa os cloros 3 em 1 isso não é necessário, porém nem sempre a água volta certinho como era antes sem um clarificante.

      1. Olá, o uso do flutuador de cloro suspensa a glorificação de manutenção, tipo antes de eu usar o flutuador sempre que usava a piscina atarde eu colocava cloro granulado, o quero saber é se usando pó flutuador e necessario também fazer esse procedimento sempre que usar a piscina?

        1. Eu coloco cloro duas vezes por semana além de manter o flutuador, mas isso depende do uso e de quantas pessoas usam a piscina, quanto mais gente mais cloro vai demandar.

    2. Bom dia!
      Adorei o vídeo mas minha dúvida é qual a diferença do elevador de alcalinidade para o elevador de ph bicarbonato de sódio.
      Obrigada
      Shirley

  1. Boa tarde
    Gostaria de saber em que posição o filtro de trabalhar quando vc utiliza elevador de alcalina para misturar na água.
    Muito obrigado
    Ildefonso

  2. Usei o elevador de alcalinidade da marca hth,diz em baixo avaliar…
    Minha água continuou verde,para 9 mil usei 250g…potro coloquei cloro junto…
    O q eu fiz d errado?

    1. O elevador de alcalinidade não é o remédio para todos o casos, sugiro que faça as medições na sua piscina para ver qual parâmetro está alterado para então colocar o produto adequado.
      Outra opção é o algicida de choque para eliminar as algas.

  3. Olá Ricardo, fiz o procedimento para limpar a piscina com água verde e funcionou perfeitamente porém depois de 5 dias a água verde voltou. O que fiz de errado?

  4. Olá
    Vc diz que liga o motor diariamente da piscina. No inverno 1hora e no verão de quatro a cinco horas. Em qual função o motor fica ligado? Obrigada pela atenção

  5. Olá boa noite, tenho uma piscina intex de 4,57 de largura com 1,22cm de altura. Como sou de portugaul , por vezes os vossos produtos devem ser diferentes dos nossos, ou plo menos os nomes.
    a minha duvida é saber o que é cada produto, por exemplo, elevador de alcalinidade, algicira, entre outros que or vezes os termos de falar poderamnãoserem os mesmos, e fico confusa.
    Quero dar lhe os parabéns pelos videos de demontração das funções do filtro de areia, que me tirou as dúvidas todas.
    muito obrigada

    1. Assim como você não conhece os produtos daqui eu não conheço os daí, terás que procurar o equivalente para cada produto disponível onde moras.

  6. Boa tarde, a piscina com água verde, coloquei cloreto de alumínio, coloquei o cloro junto, isso pode? Deixei agir, a água ficou esbranquiçada, como corrigir? É qdo devo usar o algicida e o bicarbonato?

  7. Bom dia, limpamos a piscina aparentemente está limpa mas no outro dia esta cheio de pó no fundo, após o uso jogamos 200 ml de cloro ela é de 50 mil litros, onde entamos errando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *